O Dicionário Bíblico de João Batista Ribeiro dos Santos (pág. 219, Ed. Didática Paulista), nos diz que IDÓLATRA: “É o adorador de ídolos” e IDOLATRIA “ é o culto que lhes é prestado”. Ainda, no mesmo dicionário, busquei o conceito da palavra ÍDOLO, o qual, significa “imagem”.
No livro de Gênesis (Gn 31:1 – “ Tendo ido Labão fazer a tosquia das ovelhas, Raquel furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai”) vemos que Raquel , esposa de Jacó, furtou os ídolos de seu pai, chamados terafins, porque não conseguia se livrar do ambiente religiosos da Mesopotâmia, ou seja, ainda confiava neles. Apesar de que a Arqueologia Bíblica sugere que esses objetos tinham também um significado legal, pois quem os possuísse teria o direito de sucessão da propriedade da família.
Pensamos, diante disto que a idolatria está fora de nós. É algo externo. Nos esquecemos que quando depositamos nossa esperança, nossa motivação, nossa confiança em algo ou alguém que não seja Deus, também estamos sendo idólatras. Mesmo assim, buscamos não acreditar que podemos ser idólatras, afinal é um pecado tão condenado na Bíblia! Esquecemos que um “falso deus” pode estar vivendo em nossas emoções na forma de um sonho ou uma expectativa cultuada no lugar do Senhor.
Quando fazemos isto? Quando um ídolo nos leva a ignorar a Deus e a buscar a satisfação de nossas necessidades da forma que acreditamos ser a melhor, quando não consultamos a Deus antes de realizar um projeto, quando não temos paciência de esperar uma resposta do Senhor frente a alguma indagação e agimos por nós mesmos e principalmente quando não descansamos em Deus. Esquecemos que somos servos e que somente Deus é o Senhor!
Veja a situação de Marta, irmã de Maria, ela estava ansiosa, atarefada, preocupada, enquanto sua irmã Maria estava aos pés de Jesus Cristo. Maria escolheu a melhor parte. Já Marta permitiu que outros sentimentos, impedissem sua comunhão com o Filho de Deus. Vemos , assim, que toda esta ansiedade e preocupação podem ser deuses que nos impedem de usufruir a “melhor parte”. Todos estes sentimentos podem nos afastar da vontade de Deus para nossas vidas.
Os ídolos nos levam a ignorar as determinações de Deus e a buscar a felicidade de forma egocêntrica. Como exemplo, existem pessoas que num momento de crise financeira, crise na saúde ou que estão em busca de uma bênção específica, jejuam , oram , freqüentam cultos, mas ao conseguirem a realização de seus objetivos, se afastam do Senhor. Isto até manifestarem outros desejos , que as traga novamente à presença do Pai.
A concretização de uma bênção ou a satisfação de uma necessidade não podem se tornar a razão exclusiva de nossa alegria, assim como não podem se tornar a prioridade de nossas vidas. Nossas ações devem primeiramente agradar a Deus e depois nos satisfazer.
Algo ou alguém que não seja Deus, não pode nos fazer felizes. Jesus Cristo foi para junto do Pai, mas nos deixou o Espírito Santo e somente Ele pode nos convencer de como somos pecadores e nos consolar. Vemos , que Deus nunca nos desamparou! Ele nos chama a enterrar nossos falsos deuses sob a cruz e nos mostra que somente através de Jesus Cristo conseguiremos isto.
Lembre-se somente que Deus pode nos sustentar em qualquer situação ou crise, em qualquer momento de aflição. Por isso, hoje Ele nos convida a Amá-lo e Honrá-lo sobre todas as coisas, independentemente das circunstâncias vividas ou das perseguições sofridas.
Deus nos convida a cumprir o que está em Exôdo 20:3 – “ Não terás outros deuses diante de mim”. Deus nos convida a fazer como Maria e escolher a melhor parte, escolher estar aos pés de Cristo! Deus nos convida a pensar Nele diariamente, a meditar em Seu caráter, em Sua bondade, em Seu amor. Deus nos convida a valorizá-Lo e colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas!
Termino com as palavras de Santo Agostinho: “Nada é melhor do que conhecer a Deus. Não há maior prazer do que adorar a Deus. Não há nada mais doce que o Seu amor. Minha felicidade se encontra apenas n’Ele.”
Paz e graça de Jesus.
ResponderExcluirParabéns pelo blog muito edificante.
Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Peregrino E Servo.
Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
Antonio Batalha.