domingo, 4 de agosto de 2013

A BENÇÃO SACERDOTAL





Números 6: 22-26

“Disse o Senhor a Moisés: Fala a Arão e a seus filhos , dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:

O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz”.

Estas palavras são conhecidas como Bênção Sacerdotal, formam na verdade uma oração curta e muito bonita . Creio que muitas vezes por sua simplicidade , o real significado das palavras que a compõem nos passe despercebido. 

Esta oração, esta BÊNÇÃO, começa com o nome pessoal de Deus , quando invoca o nome do Senhor. Mostra e fortalece a idéia, de que o objetivo permanente de Deus é abençoar Seu povo. Porque Deus é a fonte de todos os benefícios da Igreja.

Alguns Teólogos defendem que ao invocar o nome do SENHOR por 3 vezes esta oração faz alusão a Trindade: DEUS PAI , DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO.

 Esta oração se refere a cada pessoa de forma individual, mesmo fazendo parte da Igreja , do Corpo de Cristo, de uma comunidade, Deus nos vê individualmente, Deus vê a cada um de forma especial e fala com cada um . E isto nos dá uma sensação de segurança e de paz. Pois, sabemos que apesar de sermos tão imperfeitos Deus não desistiu de nós.

A primeira parte da bênção Sacerdotal: O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE, invoca a proteção de Deus para o povo que pertence a Ele.

MAS, O QUE É BÊNÇÃO?

É o sinal da presença viva e protetora de Deus no meio de Seu Povo.

O Salmo 3: 8 nos diz que: “ Do Senhor é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção”.

 Não nos esqueçamos jamais que os que estão sob os cuidados do Senhor serão protegidos e guardados pelo poder de Deus.

A Bíblia nos mostra vários acontecimentos abençoados por Deus como a Travessia do Mar Vermelho, no Antigo Testamento e a multiplicação dos pães no Novo Testamento :

Êxodo 15: 1-3:
 
“ Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR , e disseram: Cantarei ao SENHOR porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força e o meu cântico, ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso o exaltarei."

Mateus 14: 19-20 :

“E, (Jesus) tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos e estes , às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios.”

O Mais interessante desta BÊNÇÃO SACERDOTAL é que cada linha revela o movimento e a atividade de DEUS em direção seu povo.

O Salmo 121, nos apresenta Deus como o fiel guarda dos homens, aquele que nos protege em qualquer situação:

“Elevo os meus olhos para os montes:
de onde virá o meu socorro?
O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Ele não permitirá que os teus pés vacilem;
não dormitará aquele que te guarda.
É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda;
O SENHOR é tua sombra a tua direita.
De dia não te molestará o sol,
nem de noite, a lua.
O SENHOR te guardará de todo o mal;
Ele guardará tua alma.
O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada,
desde agora e para sempre.”

Mas, a maior benção que podemos ter é a presença do Senhor em nossas vidas.
 
A segunda parte da Bênção Sacerdotal: O SENHOR FAÇA RESPLANDECER O ROSTO SOBRE TI , refere-se a bondade de DEUS. DEUS é tão bom que derrama da sua luz, sobre nós. Alguns estudiosos afirmam que ao RESPLANDECER sobre nós, na verdade DEUS sorri para nós.

Quando DEUS derrama sua luz, sua misericórdia, seu amor sobre nós, então podemos ter certeza de que Ele pode nos libertar dos problemas, nos pode nos salvar e pode nos proteger de todas as ações malignas.

A terceira parte da Bênção Sacerdotal diz: O SENHOR SOBRE TI LEVANTE O ROSTO E TE DÊ A PAZ. Significa que DEUS se movimenta e realmente presta atenção em nós. E aqui PAZ significa muito mais do que a ausência de guerra. Significa vida plena, vida em abundância. Significa ter tranquilidade, prosperidade, alegria e todas as boas dádivas do Senhor.

Deus é paciente, mesmo diante de nossas murmurações, é justo, é fiel , é provedor (Ele nos da tantas coisas diariamente, nos dá o ar, nos dá o sol, nos dá forças, etc). Ele responde nossas orações com amor e justiça. Deus é santo, é amor.

E nós para demonstrar nosso amor genuíno por Deus devemos obedecê-lo. Devemos procurar conhecer Sua Palavra, ter mais contato com a Bíblia, conhecer a Palavra do Senhor, para conhecermos a vontade do Senhor, poque a vontade do Senhor é boa , perfeita e agradável.

 DEUS quer sempre nos inundar com Suas bênçãos. Mas, Ele nos chama, também, para sermos canais de bênçãos no mundo. Temos o compromisso de revelar a compaixão , a misericórdia, a bondade e o amor de Deus. Fomos chamados para ser luz neste mundo, assim como diz Mateus 5: 16- “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário