segunda-feira, 29 de abril de 2013

ANJOS





                                                             ANJOS

A palavra ANJO significa mensageiro ( do latim angelus e do grego ággelos). Já para a cultura hebraica o termo é malakl, que significa emissário.

Colossenses 1.16, diz que os anjos são seres espirituais criados por Deus para servi-Lo: “pois, nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos , sejam soberanias, que principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”.

A Bíblia apresenta anjos como Querubins ( Êxodo 25:20 - “ os querubins estenderão as asas por cima”) , Arcanjos (Judas 1:9 - Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”) e Serafins ( Isaias 6:2- “ Serafins estavam por cima dele, cada um tinha seis asas com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”).

Os Anjos estão junto ao Pai (Mateus 18:10 - “ Vede, não desprezais a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus veem incessantemente a face de meu Pai celeste.”

Eles são inferiores a Jesus Cristo (Marcos 1:12-13: “ E logo o Espirito o ( Cristo) impeliu para o deserto, onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás, estava com as feras, mas os anjos o serviam”).

Mas, servem  aos seres humanos, como nos diz o Salmo 34 em seu versículo 7: “ o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o tem e os livra”).

E em várias situações, representam o próprio Deus (Êxodo 3:2- “ Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça: Moisés olhou, e eis que que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia”).

Como mensageiros, são enviados por Deus aos homens com mensagens diretas do trono do Senhor (Atos 7:53 - “ vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes.” e Atos 8:26 - “ Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo Dispõe-te e vai para o lado do sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza: este se acha deserto. Ele se levantou e foi.”

Porém, Deus também envia Anjos para ajudar os homens (Hebreus 1:14 - “ Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para o serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?)”.

Os anjos, segundo Apocalipse 1:20, representam a Igreja do Senhor: “ Quanto ao ministério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas").

 Ressaltando que eles executam os juízos de Deus: (Mateus 13:4 - “ Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”).

Deus os criou puros, mas uma parte deles se rebelou contra o próprio Criador (Judas 1:6 - “ e a anjos, os que não guardaram seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia” e Mateus 25:41 - “ Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”).









CASAMENTO/DIVÓRCIO

                      
 

                                                                   CASAMENTO/DIVÓRCIO                                       

         -  Casamento
         Para os cristãos, casamento é uma relação, destinada por Deus, a durar a vida inteira.
            Segundo o Dicionário Bíblico – Conhecendo e Entendendo a Palavra de Deus de João Batista Ribeiro Santos: “a instituição casamento é originária, segundo a Sagrada Escritura da criação ( Gênesis 2:23-24: “ E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”) e assim esse ato é considerado por Jesus Cristo.”
            Na época do Antigo testamento, o casamento era acompanhado de grande festa, com duração de uma ou duas semanas, e pelo espaço de 1 ano, o recém-casado estava livre de servir em guerras, a fim de se dedicar exclusivamente a sua nova família.  
            Tanto o amor, quanto a fidelidade de Deus para com seu povo são pintados em termos de compromisso (Oséias 2:19-20: “Desposar-te-ei comigo para sempre: desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias;desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o Senhor.”)
            No Novo Testamento, Jesus Cristo, refere-se ao casamento como divinamente instituído e indissolúvel.
            Diante do exposto, podemos ver a importância desta instituição, visto que o primeiro milagre de Cristo foi justamente em uma festa de casamento (Jo 2:1-2: “ Três dias depois , houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento”). 
              - Divórcio                 
            Segundo o Dicionário Bíblico anteriormente citado, o Divórcio seria a “dissolução legal de um casamento.”
            Ocorre, que toda a orientação bíblica é sobre a necessidade de se esforçar para a mantença do vínculo matrimonial.
Assim, como encarar a necessidade de separação? Como se portar diante de um Divórcio iminente?
            Creio que em todas as decisões em nossas vidas, devemos buscar saber “a vontade do Senhor”. Se a relação matrimonial chega ao fim, não podemos esquecer que o Senhor nunca desampara seus filhos.
            Mesmo uma separação tão dolorida, pode muitas vezes ser necessária, a fim de se manter a harmonia familiar.
            O verdadeiro Deus, conhecido por tantos nomes: ‘El ‘Olam (Deus Eterno), ‘El-‘Elohe-Yisr’el (Deus de Israel), Yahweh-nisi ( o Senhor é minha Bandeira), Yahweh-Tsidqenu ( o Senhor é nossa Justiça), Yahweh-Yir’eh ( o Senhor provê), está no controle  de todas as situações em nossas vidas. Ele proverá uma solução, porque Ele é um Pai Eterno, que está sempre preocupado com nosso bem-estar.
            Assim, se o primeiro relacionamento chegou ao fim e o Divórcio foi necessário, mas ainda há o desejo de  reconstruir a vida familiar com outra pessoa, creia que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos. Ele é poderoso para tornar este novo matrimônio  uma relação indissolúvel!
 
 
 
 
                       

terça-feira, 23 de abril de 2013

DANIEL




DANIEL 1:1-17

O rei Nabucdonosor sitiou Jerusalém, ele mandou que o chefe de seus eunucos trouxessem filhos de Israel , tanto de linhagem nobre como real, para lhe ensinar a cultura dos Caldeus (tribo no sul da Babilônia de onde precedia a dinastia do rei). Os jovens deveriam ter uma educação especial que os capacitaria para exercer as funções de magos ,encantadores do rei e para isso deveriam conhecer a cultura e a língua , a literatura dos caldeus, especialmente os textos relativos à magia, astrologia e adivinhação. O rei determinou que eles iriam comer finas iguarias e vinho da mesa real. Daniel , Hananias, o de Sadraque, Misael , o de Mesaque e Azarias, o de Abede-nego foram escolhidos. Mas, Daniel resolveu não contaminar-se e pediu para se alimentar de legumes e água.
Daniel e seus companheiros decidem não se contaminar comendo alimentos que a lei de Móises declara impuros e Deus em recompensa lhes concede saúde excelente e uma sabedoria superior a dos magos e encanadores do rei. No mundo de hoje não é muito diferente, temos várias iguarias para o nosso bel prazer. A desenfreada liberdade sexual entre os jovens, é apenas um exemplo.
Hoje a pessoa que se guarda e espera pelo casamento esta fora de moda, do contexto social, afinal é comum o casal primeiro morar junto depois casar. Mas, devemos acompanhar a moda, para nos adequarmos? Outro exemplo seria a dificuldade de se adquirir um animal de estimação, pois é costume falsificar o documento do pedigree. Me fizeram a seguinte proposta...A pergunta é para ter mais lucro com a venda de filhotes devemos nos dispor a isso? Creio que assim como Daniel não devemos aceitar tudo o que o mundo nos oferece, sem antes consultar as Escrituras e o Espírito Santo. Muitas vezes até inocentemente somos levados a isso.
Porém, procuro sempre lembrar que o que não desejo para mim , não faço com meus irmãos. Esta introdução é para mostrar como podemos fazer um pouco de diferença neste mundo. Estamos aqui, mas não precisamos adotar todos os procedimentos consideradosnormais. Por mais que seja difícil cumprir o que está nas Escrituras, devemos nos esforçar sempre, pois como Daniel, que abriu mão das riquezas e dos alimentos reais, ao nos esforçamos e procurarmos fazer a vontade do Senhor, seremos recompensados. Afinal, Deus protege aquele que é fiel a Ele, mesmo em circunstâncias adversas.

sábado, 20 de abril de 2013

ADORAÇÃO




                                         ADORAÇÃO

O dicionário bíblico da Ed Nova Vida diz, que tanto no Novo Testamento como no Velho Testamento, o conceito essencial desta palavra é SERVIÇO. Outro dicionário disse que ADORAÇÃO é prostrar-se como em um ato de humilhação e que para que exista ADORAÇÃO é necessário sacrifício de arrependimento.

O Evangelho de Marcos apresenta Jesus Cristo como servo de Deus.

O objetivo deste livro encontra-se no próprio livro, Marcos 10:45:“ Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos.”

QUAL A ADORAÇÃO QUE O SENHOR RECONHECE COMO VERDADEIRA?

Abram a Palavra do Senhor em Marcos 14:1-3.

Dali a dois dias, era a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos; e os principais sacerdotes e os escribas procuravam como o prenderiam, à traição, e o matariam. Pois, diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.

Estando Ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e quebrando o alabastro, derramou bálsamo sobre a cabeça de Jesus.”(NARDO – é um ungüento muito valioso feito de uma planta com o mesmo nome e importado da Índia).

Como diz o texto, estava próxima a Páscoa , Jesus já estava próximo de morrer , mas o ato de uma mulher lhe impactou tanto que Ele afirmou que ela seria lembrada em todos os lugares do planeta , onde o Evangelho viesse a ser pregado.

Características do ato desta mulher, pois ele nos ensina muito sobre adoração:

1) O ATO DA MULHER TEVE UM TOQUE DE SIMPLICIDADE

- o fato ocorreu em uma casa na cidade de Betânia,

- em uma mesa

- Jesus estava inclinado como diz o verso 3, ou seja, ele estava dando atenção as pessoas presentes no local

- Em João 12:3 descobrimos quem era esta mulher – “ Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos: e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo”

- Em Mateus 26:8 –, que também estavam no local além de Jesus, os discípulos , Maria e seus irmãos Marta e Lázaro e Simão (dono da casa): “ Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício? “

E que o ato de ADORAÇÃO foi em uma casa. Não foi em um Templo suntuoso. ADORAÇÃO não é sinônimo de templo, domingo, culto, cerimônia. Mas, de informalidade, de espontaneidade.

A ADORAÇÃO se efetiva, quando temos um estilo de vida que agrada a Deus.

2) A VERDADEIRA ADORAÇÃO TEM A MARCA DA QUALIDADE

  1. Maria ofereceu a Jesus um perfume de qualidade , precioso, caro, pois os próprios apóstolos alegaram desperdício, uma vez que disseram que o perfume poderia ser vendido por 300 denários o que representava quase 1 ano de salário de um empregado naquela época. Verso 5 : “ Porque este perfume poderia ser vendido por mais de 300 denários e dar-se aos pobres.”
  1. Jesus espera que o adoremos com o melhor que nós temos, o melhor dos nossos sonhos, o melhor da nossa inteligência, o melhor das nossas emoções, o melhor do nosso tempo, o melhor do nosso dinheiro ( contribuindo com ofertas e devolvendo o dízimo), o melhor dos nossos projetos...

3) A MULHER TOMOU A INICIATIVA E COLOCOU ESTA INICIATIVA EM PRÁTICA

Maria veio ATÉ O SENHOR JESUS, TROUXE O VASO, O QUEBROU E DERRAMOU SOBRE A CABEÇA DO SENHOR.

Ela não ficou pensando se devia ou não fazer algo. Maria tinha como objetivo agradar ao Senhor, tanto que Jesus no verso 6 disse: “ Deixai-a;por que a molestais? Ela praticou boa ação comigo”.

Vemos que a aprovação de Jesus face ao ato de Maria foi imediata.

Assim, irmãos não adianta escrever tratados , livros , artigos , pregar sermões sobre ADORAÇÃO se nada disso se torna realidade no nosso cotidiano. ADORAÇÃO não se efetiva com belos discursos, mas com belas PRÁTICAS. É preciso não temer as circunstâncias e colocar nossa adoração em prática.
 

4) MARIA TEVE SENSIBILIDADE PARA VISUALISAR A OPORTUNIDADE DE ADORAR A JESUS E NÃO DEIXOU ESTA OPORTUNIDADE PASSAR
  1. Ela compreendeu que era hora de ADORAR A JESUS

  1. Ela compreendeu que era hora de adorar a Jesus com o que tinha nas mãos, da maneira que ela se encontrava.
Precisamos seguir o exemplo desta mulher, procurando discernir em cada momento de nossas vidas, oportunidades para adorar a Jesus.

ADORE Jesus com seu trabalho, ADORE Jesus em seu carro, ADORE Jesus nos momentos alegres, ADORE Jesus nos momentos tristes...


Maria na sua sensibilidade feminina e espiritual, procurou sempre estar perto de Jesus, pois ela sabia que Ele era a fonte da verdade e que lhe daria vida eterna.

Como nos diz Lucas 10:38 – “ Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher , chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor e ouvia seus ensinamentos.”

Ela ficava próxima do Senhor ouvindo seus ensinamentos e mais tarde pôde por os ensinamentos SOBRE ADORAÇÃO em prática, quando ungiu Jesus com aquele bálsamo.

Maria não perdeu a oportunidade de estar próxima ao Mestre.

Assim, aprendemos com esta mulher que ADORAR ao Senhor exige aproximação, doação, prática e visão de oportunidade.

Então, vamos aprender com esta mulher:
    - ESTAR CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS DE JESUS, 

    - TODOS OS DIAS TOMAR A DECISÃO DE ADORÁ-LO, COM O MELHOR QUE TEMOS,
POIS, O DIA DE ADORAR AO SENHOR É HOJE!!!!!


segunda-feira, 15 de abril de 2013

SACRIFÍCIOS AGRADÁVEIS A DEUS


                                 
                               Sacrifícios agradáveis a Deus

Sacrifício é uma oferta aceitável a Deus. Os primeiros sacrifícios mencionados no livro de Gênesis eram ofertas voluntárias de Caim e Abel e ofertas queimadas por Noé. No livro de Levíticos, o sacrifício tinha como propósitofazer expiação, o que significavaresgatar por um substituto. Como lemos em Lv 17.11 :Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Estes sacrifícios aqui descritos são chamados de expiatórios e eram oferecidos em certas ocasiões, para purificação de pessoas que haviam pecado. Mas, existiam também os sacrifícios pacíficos, que eram os sacrifícios de ações de graças, espontâneos e voluntários e se manifestavam como uma forma de honrar a Deus e dar graças pela Sua bondade.

o Novo Testamento, nos mostra Jesus Cristo como o cordeiro oferecido em holocausto, como vítima da expiação , parapagarpelos nossos pecados, pois o homem precisa de salvação, seu coração é perverso, ele é pecador. Como nos diz Romanos 3.12:Não quem faça o bem, não nenhum sequer.

Romanos 8.3, destaca que:Porquanto o que fora impossível à lei , no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado.Deus nos restaurou à justiça por intermédio de Seu Filho. Ele condenou o pecado na carne de Cristo, Ele aboliu a culpa que nos mantinha condenados, estamos absolvidos, de sorte que agora Deus nos considera justos. Paulo nos afirma que Cristo foi enviado para nos lembrar que a justiça não reside em nós e que devemos buscá-la Nele. Pois, o homem precisa que o Espírito Santo ilumine sempre seu coração.

Mas, hoje qual deve ser nosso sacrifício? O que poderia agradar ao Senhor que Ele nos deu Seu próprio Filho?

O homem precisa de salvação, seu coração é perverso, ele é pecador. Como diz Romanos 3.12:Não quem faça o bem, não nenhum sequer. O homem precisa que o Espírito Santo ilumine seu coração. Pg 482ESTUDO PANORAMICO DA BÍBLIA.

O Salmo 4.5:Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor. Foi escrito por Davi, num momento em que ele passava por uma extrema angústia e nos mostra sua e confiança em Deus. Sacrifícios de justiça são os oferecidos com a atitude correta. A segurança da proteção de Deus é derramada sobre aqueles que O buscam e confiam Nele. O mundo é insegura, mas estar no Senhor é nossa verdadeira fonte de segurança e como diz a Palavra do Senhor, somente Nele posso repousar seguro.

Viver sacrificialmente é oferecer sua vida a Deus. Mas, tal sacrifício é aceitável a Deus por causa da obra de Cristo, Ele é o sacrifício supremo e completo para expiação do pecado.