CASAMENTO/DIVÓRCIO
- Casamento
Para os cristãos, casamento é uma relação, destinada por Deus, a durar a vida inteira.
Segundo o Dicionário Bíblico – Conhecendo e Entendendo a Palavra de Deus de João Batista Ribeiro Santos: “a instituição casamento é originária, segundo a Sagrada Escritura da criação ( Gênesis 2:23-24: “ E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”) e assim esse ato é considerado por Jesus Cristo.”
Na época do Antigo testamento, o casamento era acompanhado de grande festa, com duração de uma ou duas semanas, e pelo espaço de 1 ano, o recém-casado estava livre de servir em guerras, a fim de se dedicar exclusivamente a sua nova família.
Tanto o amor, quanto a fidelidade de Deus para com seu povo são pintados em termos de compromisso (Oséias 2:19-20: “Desposar-te-ei comigo para sempre: desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias;desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o Senhor.”)
No Novo Testamento, Jesus Cristo, refere-se ao casamento como divinamente instituído e indissolúvel.
Diante do exposto, podemos ver a importância desta instituição, visto que o primeiro milagre de Cristo foi justamente em uma festa de casamento (Jo 2:1-2: “ Três dias depois , houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento”).
- Divórcio
Segundo o Dicionário Bíblico anteriormente citado, o Divórcio seria a “dissolução legal de um casamento.”
Ocorre, que toda a orientação bíblica é sobre a necessidade de se esforçar para a mantença do vínculo matrimonial.
Assim, como encarar a necessidade de separação? Como se portar diante de um Divórcio iminente?
Creio que em todas as decisões em nossas vidas, devemos buscar saber “a vontade do Senhor”. Se a relação matrimonial chega ao fim, não podemos esquecer que o Senhor nunca desampara seus filhos.
Mesmo uma separação tão dolorida, pode muitas vezes ser necessária, a fim de se manter a harmonia familiar.
O verdadeiro Deus, conhecido por tantos nomes: ‘El ‘Olam (Deus Eterno), ‘El-‘Elohe-Yisr’el (Deus de Israel), Yahweh-nisi ( o Senhor é minha Bandeira), Yahweh-Tsidqenu ( o Senhor é nossa Justiça), Yahweh-Yir’eh ( o Senhor provê), está no controle de todas as situações em nossas vidas. Ele proverá uma solução, porque Ele é um Pai Eterno, que está sempre preocupado com nosso bem-estar.
Assim, se o primeiro relacionamento chegou ao fim e o Divórcio foi necessário, mas ainda há o desejo de reconstruir a vida familiar com outra pessoa, creia que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos. Ele é poderoso para tornar este novo matrimônio uma relação indissolúvel!
Nenhum comentário:
Postar um comentário