sexta-feira, 12 de abril de 2013

O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

                                                


                                                     

O Evangelho de João nos ensina que o VERBO era Deus e este Verbo se tornou carne. João apresenta Jesus como o próprio Deus em forma humana. Mas, a maneira mais clara de se ver isto está nas 7 declarações de EU SOU encontradas entre os capítulos 6 e 15 deste Evangelho, os quais descrevem Jesus como:

EU SOU O PÃO DA VIDA6:35

EU SOU A LUZ DO MUNDO8:12

EU SOU A PORTA DAS OVELHAS10:7

EU SOU O BOM PASTOR10:11, 14

EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA11:25

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA14:6

EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA15:1, 5

EU SOU REI18:37

João queria que todos soubessem que Jesus Cristo era plenamente Deus em forma humana. Este é o sentido da palavra ENCARNAÇÃO (tornar-se carne). Jesus era ao mesmo tempo VERBO e CARNE.Era o perfeito e único DEUS-HOMEM. Cristo habitou entre nós, isto é, Deus veio literalmente até a humanidade.

Por que João utilizou a palavra Verbo? Por ser uma palavra de significado tanto para o grego , quanto para o judeu. Para os gregos se referia ao Princípio Racional que rege o Universo. E para os judeus era uma referência a Deus. Assim, Verbo era uma plavra que se referia tanto ao humano , quanto ao espiritual. Com isto João quis equiparar o VERBO A DEUS, ele equiparou Jesus a Deus. João declarou que Jesus estava com Deus no princípio e que por meio Dele todas as coisas foram feitas. Por isso, Jesus é considerado co-eterno com Deus e Criador.

João explica o objetivo do Verbo em tornar-se carne, que é o fato de Cristo trazer vida e esta vida está além da mera vida humana, é a vida eterna com Deus.

Mas, como nos diz o versículos 10 e 11 , apesar de Jesus vir para o que era seu , o que era seu não O recebeu. Por isso, aqueles que aceitam a luz , que crêem na mensagem que Cristo proclamou sobre si mesmo, recebem o poder de serem feitos filhos de Deus .

E como nos diz o versículo 13, nascer no Reino de Deus não é algo que se obtém pela força humana, mas pela Graça do Deus vivo, por intermédio de Jesus Cristo. Apesar de não apresentarmos nada para nossa salvação, a dádiva depende de nossa disposição de recebê-la das mãos de quem a oferece, Cristo Jesus.
 

As palavras de João Batista , na versículo 29, confessando que Jesus era oCordeiro de Deus que tira o pecado do mundosão de grande significado, pois os judeus usavam um cordeiro como sacrifício na festa da Páscoa, onde celebravam a libertação de Israel da escravidão no Egito. João aqui estava declarando que Jesus era o verdadeiro cordeiro do sacrifício da Páscoa, sua morte serviria como libertação do povo de Deus em relação aos seus pecados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário