Esdras foi um sacerdote e escriba, que voltou do exílio com Zorobabel e Josué. Era descendente de Arão, mas nasceu na Babilônia. Foi um Restaurador Religioso, na medida em que demonstrava desejo de reavivar a moral e a religião entre os judeus na Palestina.
" Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do SENHOR Deus de Israel( ele é o Deus) que está em Jerusalém. E todo aquele que ficar atrás em algum lugar que andar peregrinando, os homens do seu lugar o ajudarão com prata, com ouro, com bens, e com gados, além das dádivas voluntárias para a casa de Deus, que está em Jerusalém." (Esdras 1:3-5).
Em 458 A.C. retornou voltou a terra de seus pais, a fim de se dedicar ã religião e ao Templo do Senhor.
" Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao SENHOR, conforme à instituição de Davi, rei de Israel. E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo graças ao SENHOR, dizendo: porque é bom: porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao SENHORA, pela fundação da casa do SENHOR." (Esdras 3:10-11).
Esdras encontrou diversos obstáculos em seu retorno e um das mais graves foi a existência casamentos de israelitas com mulheres pagãs.
" Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios, e dos amorreus. Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras: e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão". (Esdras 9:1-2).
Por isso, ele se humilhou diante de Deus. " Esdras orava e fazia confissão, chorando prostrado diante da Casa de Deus" ( Esdras 10:1). Diante da gravidade de atos, ficou decidido que os israelitas deveriam despedir suas mulheres.
Passam treze anos, agora Esdras , na festa dos Tabernáculos, está com Neemias lendo a Lei de Moisés diante do povo.
Vemos neste livro o poder da fé na RESTAURAÇÃO DA IGREJA JUDAÍCA, DO TEMPLO E DO CULTO VERDADEIRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário