terça-feira, 9 de julho de 2013

UM POUCO SOBRE O LIVRO DE JOSUÉ




                                              JOSUÉ BEN NUM (Josué filho de Num)


      O livro de Josué foi escrito mais ou menos entre 1200 A.C. e 1050 A.C. Foi classificado como uma obra anônima, por não ser possível determinar seu autor, mas com certeza foi escrito após a morte de Josué.
      O tema central desta história é o cumprimento das promessas de Deus através deste homem. A promessa de dar a terra de Canaã aos israelitas foi cumprida. Vemos como Deus é fiel diante do relato da entrada vitoriosa do povo na terra e sua divisão em 12 tribos.
       Este livro se divide em 3 partes:

1. O Cumprimento da Promessa de Deus: " Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu". (Js 21.45)

2. Muitas promessas ainda iriam se cumprir: " Era Josué, porém, já idoso, entrando em dias; e disse-lhe o Senhor: Já estas velho, entrando em dias, e ainda muitíssima terra ficou para se possuir". (Js 13.1)

3.O usufruto das promessas cumpridas estava sempre relacionada com a obediência do povo: "Quando violardes a aliança que o Senhor, vosso Deus, vos ordenou, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes, então, a ira do Senhor se acenderá sobre vós, e logo perecereis na boa terra que vos deu".(Js 23.16)
      




                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário