quinta-feira, 4 de julho de 2013

O LIVRO DE NEEMIAS





                                    O LIVRO DE NEEMIAS 
 
       O nome Neemias significa "a quem o Senhor conforta" .
      Neemias  era um judeu, que aparece pela primeira vez em Susã (Palácio do Rei da Pérsia), onde exercia o cargo de copeiro de Artaxerxes Longímano.
      Quando, um parente, Hanani, comenta sobre as condições precárias que se encontravam seus compatriotas que voltaram para Jerusalém, Neemias ora a Deus, durante 4 meses para ir aquela cidade, a fim de poder ajudar, pois tinha um emprego lucrativo e importante.
      Ao chegar em Jerusalém,  preocupado com a segurança do povo, ele prepara um plano para edificar as muralhas da cidade. Com seu entusiasmo e amor , Neemias leva o povo a reedificar os muros, mesmo diante da oposição dos governadores da província de Samaria. 
      De volta a corte persa, em virtude de armações maldosas de Tobias e Sambalá , ele esperou sete anos para retornar a Jerusalém, a fim  de participar da cerimônia de dedicação dos muros.
      Agora preocupado em ocupar a cidade, que estava vazia e desolada, Neemias  manda retirar  das povoações próximas , uma família em cada dez famílias, para residir na cidade. Ainda,  enumerou o povo , estabeleceu que os judeus deveriam ser instruídos na Lei,  conseguiu arrecadar grandes quantias para a obra de reparação do Templo, insistiu sobre a preservação da santidade no Templo, afastando sacerdotes que contraíram casamento com mulheres pagãs , conseguiu suspender privilégios dos nobres e impedir a venda de seus conterrâneos como escravos. Porém, um dos seus últimos atos, foi restaurar o sábado  como dia santificado para todos os israelitas.

"Ah! Senhor , estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome: faze prosperar o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei". (Neemias 1:11)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário