Você tem sonhos que ainda não se concretizaram?
NÃO DESISTA!
Você tem promessas que ainda não se cumpriram?
NÃO DESISTA!
Por causa do tempo já passado, você imagina que suas orações não estão chegando ao trono de Deus?
NÃO DESISTA! PERSEVERE!
LEIA DANIEL CAP . 10
O nome Daniel , significa “Deus é meu Juiz”. Ele foi um dos jovens que formavam o primeiro grupo de cativos levados ao exílio, de Jerusalém para a Babilônia em 605 A C.
Alguns, estudiosos defendem que Daniel tinha parentesco real , provavelmente com o rei Zedequias, isto explica seu fácil acesso ao palácio na Babilônia.
Babilônia era a cidade mais magnífica do mundo naquela época, fora edificada ao redor da Torre de babel (Gn 11.9) e seu apogeu aconteceu nos dias do profeta Daniel sob o governo de Nabucodonosor, o qual governou 45 anos e durante tal período edificou templos e jardins para embelezar a cidade.
Daniel serviu ao rei Nabucodonosor , que governou o império Babilônico até 562 A C, mas em 539 A C, Ciro , o persa, conquistou a Babilônia e mesmo assim Daniel manteve bons contactos e conquistou um cargo sob o governo persa.
Setenta anos passados desde que Daniel foi forçado a deixar Jerusalém, já com idade avançada, ainda cumpria seus deveres junto ao governo Persa. Ciro, através de um decreto permitiu que alguns israelitas retornassem para reconstruir os muros de Jerusalém, mas Daniel ficou , talvez pela idade avançada, ou porque este foi o direcionamento dado a el pelo Senhor , com o propósito de continuar ajudando seu povo com sua influência junto a corte persa.
Daniel 10:1 – “No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome é Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão”.
Daniel 10:2-3 – “Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras”.
Daniel 10:2-3 – “Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras”.
Vemos que Daniel era um verdadeiro servo de Deus . Diante dos problemas e dificuldades, ele ajoelhava e orava. Ele entendia o verdadeiro poder da oração. Entendia que a oração era um canal direto de comunicação com o trono de Deus e que somente orando ele encontraria a solução para os problemas e consolo para as dificuldades da sua vida.
Daniel sabia que Deus era o Rei Soberano do Universo e que ele controlava os destinos tanto dos impérios pagãos como do povo que se encontrava no exílio. Por isso Deus lhe expunha todos os planos de restauração do povo de Israel. Deus falava com Daniel e Daniel ouvia a voz de Deus.
Por exemplo, quando foi ameaçado de ser levado a cova dos leões, a Bíblia diz que Daniel orava 3 vezes por dia e Deus em reposta fechou a boca dos leões e preservou sua vida.
Daniel é um exemplo de fé, porque em todos os momentos de sua vida , ele buscou a Deus.
Daniel 10:12-13- “ Então me disse: não temas , Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicasse o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras: e por causa das tuas palavras, é que vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias: porém Miguel, um dos príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive a vitória sobre os reis da Pérsia”
Mesmo com sua fé inabalável, Daniel não tinha nenhuma evidência de que sua oração estava sendo ouvida por Deus. Mas, vemos, no texto acima mencionado, o Anjo explicou a Daniel, que desde o primeiro dia , sua oração havia sido ouvida por Deus, mas que ele havia sido impedido de retornar com a resposta. Por isso , Deus , que não se esquece de nenhum dos seus ungidos, ordenou que o Arcanjo Miguel, guerreasse em favor de Daniel e trouxesse sua reposta.
Vemos que toda oração sincera, oriunda de um coração quebrantado, é ouvida no Céu. Mesmo quando a resposta parece demorar mais do que compreendemos. Afinal Daniel orou 3 semanas antes de obter sua resposta, mesmo com o anjo afirmando que suas palavras foram ouvidas desde o primeiro momento em que foram pronunciadas.
O livro de Daniel, mostra o conflito entre as forças do bem e as forças do mal no mundo invisível. Nossos inimigos não são as pessoas de carne e osso, mas as potestades e principados demoníacos que ocupam o mundo espiritual. Nesta passagem , Satanás tentou impedir que as orações de Daniel fossem respondidas , mas Deus deixa claro que desde o primeiro momento as orações foram ouvidas e através delas foi concedida ajuda celestial, no caso o Arcanjo Miguel, afim de que a resposta chegasse a Daniel.
Deus queria o regresso de Seu povo a Jerusalém e para isso usou Ciro, movendo seu coração para que , através de um decreto, permitisse a reconstrução do Templo.
Afinal como diz Daniel 2:21 – “ é Deus quem remove os reis e estabelece os reis”.
Deus está no controle de tudo e de todos, nada acontece sem sua permissão e é Ele quem escolhe como cumprir Seus propósitos. Ele é soberano! Deus é fiel!
Os inimigos de Deus sofrem derrotas, quando Deus determina que chegou a hora! Nada pode ir contra a vontade do Senhor!
Por isso, espere no Senhor, ore, jejue e não desista! No momento certo Deus vai mover céus e terra para lhe abençoar.