O Evangelho de João, juntamente com o de Lucas, é o que mais acentua a ação do Espírito Santo na vida de Jesus. João fala muito da verdade, mostrando que na última ceia, Jesus chama o Espírito Santo de Espírito da Verdade, pois seria ele que ensinaria às pessoas a verdade do Evangelho.
Já os manuscritos de Qumran ensinavam que o “Espírito da Verdade” era um dos que lutavam pelo domínio no interior do ser humano. Assim, vemos que o “espírito do erro” está no mesmo nível que o “Espírito da Verdade”. Aqueles que adoram a Deus, devem fazê-lo na pessoa de Jesus, que é a verdade, desta forma vemos que o “Espírito da Verdade” liga o Pai ao Filho.
O Espírito não faz nenhuma revelação própria em substituição ao que foi colocado por Jesus. Ele continuará o ensino que disse e levará os crentes a entenderem o que o caminho cristão e o caminho da fé significam.
Jesus disse que o Espírito Santo ensinaria aos discípulos todas as coisas, portanto, Ele ensina o que Jesus revelou e dá “testemunho” de Cristo, mostrando quem era Jesus e o que Cristo fez. O Espírito Santo também guiou os discípulos a darem testemunho do que Jesus fez.
O Espírito Santo é quem dirige os homens, ensina, lembra , testemunha e edifica a Igreja. Esta presença jamais será tirada, pois pertence aos que são de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário