Sacrifício é uma oferta aceitável a Deus. Os primeiros sacrifícios mencionados no livro de Gênesis eram ofertas voluntárias de Caim e Abel e ofertas queimadas por Noé. No livro de Levíticos, o sacrifício tinha como propósito “fazer expiação”, o que significava “resgatar por um substituto”. Como lemos em Lv 17.11 : “ Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida”. Estes sacrifícios aqui descritos são chamados de expiatórios e eram oferecidos em certas ocasiões, para purificação de pessoas que haviam pecado. Mas, existiam também os sacrifícios pacíficos, que eram os sacrifícios de ações de graças, espontâneos e voluntários e se manifestavam como uma forma de honrar a Deus e dar graças pela Sua bondade.
Já o Novo Testamento, nos mostra Jesus Cristo como o cordeiro oferecido em holocausto, como vítima da expiação , para “pagar” pelos nossos pecados, pois o homem precisa de salvação, seu coração é perverso, ele é pecador. Como nos diz Romanos 3.12: “ Não há quem faça o bem, não há nenhum sequer”.
Romanos 8.3, destaca que: “ Porquanto o que fora impossível à lei , no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado.” Deus nos restaurou à justiça por intermédio de Seu Filho. Ele condenou o pecado na carne de Cristo, Ele aboliu a culpa que nos mantinha condenados, estamos absolvidos, de sorte que agora Deus nos considera justos. Paulo nos afirma que Cristo foi enviado para nos lembrar que a justiça não reside em nós e que devemos buscá-la Nele. Pois, o homem precisa que o Espírito Santo ilumine sempre seu coração.
Mas, hoje qual deve ser nosso sacrifício? O que poderia agradar ao Senhor já que Ele nos deu Seu próprio Filho?
O homem precisa de salvação, seu coração é perverso, ele é pecador. Como diz Romanos 3.12: “ Não há quem faça o bem, não há nenhum sequer”. O homem precisa que o Espírito Santo ilumine seu coração.
O Salmo 4.5: “ Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor”. Foi escrito por Davi, num momento em que ele passava por uma extrema angústia e nos mostra sua fé e confiança em Deus. Sacrifícios de justiça são os oferecidos com a atitude correta.
A segurança da proteção de Deus é derramada sobre aqueles que O buscam e confiam Nele. O mundo é insegura, mas estar no Senhor é nossa verdadeira fonte de segurança e como diz a Palavra do Senhor, somente Nele posso repousar seguro.
A segurança da proteção de Deus é derramada sobre aqueles que O buscam e confiam Nele. O mundo é insegura, mas estar no Senhor é nossa verdadeira fonte de segurança e como diz a Palavra do Senhor, somente Nele posso repousar seguro.
Viver sacrificialmente é oferecer a vida a Deus. Mas, tal sacrifício só é aceitável por causa da obra de Cristo. Ele é o sacrifício supremo e completo para expiação do pecado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário