domingo, 6 de fevereiro de 2011

MÚSICA NA BÍBLIA


A música é uma forma de adoração , de celebração e de louvor a Deus. Para Israel cantar era uma expressão de amor e gratidão.

 A Bíblia diz em Salmos 33:1-3 “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”

Alguns estudiosos defendem que o CANTO DE LIBERTAÇÃO DE MOISÉS é o mais antigo registrado no mundo.  Quando o mar Vermelho de abriu e o povo passou a pés descalços , eles cantaram de alegria  após terem sido livre de grande perigo. Através da música eles puderam expressar o alívio que sentiram , puderam louvar e agradecer a Deus o livramento.

Este cântico celebra a vitória do Senhor sobre faraó e seu exército no Mar Vermelho e mostra como o Senhor  conduz o povo pelo deserto na sua marcha rumo a Terra Prometida. O livro de Apocalipse  no cap 15 versículo 3 faz uma referência a este cântico, quando compara o livramento que os israelitas tiveram  com a salvação da Igreja, que estará em eterna alegria com o Senhor.

A música na Bíblia não é só para Deus, é também de Deus. É o presente de Deus à família humana. Exaltando a Deus por sua libertação, Davi disse: “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus” (Salmos 40:3). Assim, a música pode ser inspirada por Deus, assim como Sua Santa Palavra.

 A música é uma formar de decorar as Escrituras. A Bíblia diz em Colossenses 3:16 “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”
Música Essencial ao Bem-Estar Humano Total. A primeira declaração que encontramos na Bíblia sobre qualquer assunto determinado tem um valor fundamental. Isto também parece ser verdade no caso da música. Apenas algumas gerações após Adão e Eva, a Bíblia nos fala que três filhos nasceram a Lameque e às suas duas esposas, Ada e Zilá. Cada filho é apresentado como “o pai fundador” de uma profissão básica. “E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro” (Gênesis 4:20-22).
Razão para Cantar. Na Bíblia a música religiosa é centrada em Deus, não é centrada no eu. A música religiosa  era um meio para exaltar a Deus cantando Sua Palavra. Uma surpreendente descoberta recente, discutida posteriormente, é que todo o Velho Testamento foi planejado, originalmente, para ser recitado (cantado).
O cântico na Bíblia  é para louvar a Deus recitando Sua palavra - um método conhecido como “cantilena”.
 “Louvem o Senhor, pois o Senhor é bom; cantem louvores ao seu nome, pois é nome amável”. (Salmos 135:3; NVI). “Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor”. (Salmos 147:1).
Cantar a Deus é “bom” e “agradável”, porque permite aos crentes que expressem a Ele sua alegria e gratidão pelas bênçãos da criação, libertação, proteção, e salvação. Cantar é visto na Bíblia como uma oferta de ação de graças a Deus por Sua bondade e Suas bênçãos.
Este conceito é expresso, especialmente, em Salmos 69:30-31: “Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças. Será isso muito mais agradável ao Senhor do que um boi ou um novilho com chifres e unhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário