domingo, 6 de fevereiro de 2011

UM DEUS À ALTURA DOS DESAFIOS DA REALIDADE ( Is 40-55)

          
             A destruição de Jerusalém e do Templo, assim como o fim do reinado de Davi e a deportação do povo para a Babilônia se configuraram em uma situação nova para o povo de Judá. 
            Diante desta nova situação a fé no poder de Javé, na independência de Judá e na inviolabilidade de Sião restaram abaladas.
            No livro de Isaías capítulos 40 a 55, Deus dá um novo sentido à situação dos exilados e derrotados – a reconstrução de uma nova identidade. O capítulo 40  começa com uma mensagem de ânimo para a Jerusalém oprimida. Deus deixa claro que queria e era capaz de libertar seu povo exilado.
            Como o povo exilado, se sentiam abandonados e cansados, Deus  fez seu povo lembrar-se  de Sua soberania e poder, pois Ele é o Criador do universo, é soberano sobre o mundo e é infinitamente superior aos ídolos. Assim, como Sua autoridade, poder  e sabedoria são ilimitados, Deus é capaz de livrar seu podo da escravidão.
            Javé é Deus e é  anterior a sua criação. Ele desafiou os ídolos das nações a apresentar provas de que eram capazes de predizer e cumprir e em resposta ao silêncio deles,  declarou que eram menos do que “nada”.
            Assim, a redescrição “monoteísta” deve ser entendida como a resposta teológica dos judaístas à dominação do império babilônico e as conquistas de Ciro decretadas por Deus ( o Senhor anunciou que usaria Ciro, o persa, para restaurar seu povo à terra e reconstruir as cidades em ruínas), demonstram Sua soberania  e superioridade em relação aos ídolos. Assim, as promessas feitas a Davi são transferidas a todo o povo de Javé.
            O Senhor desejava  fazer uma aliança eterna  com a nação, como um paralelo com a aliança de Davi.  Da mesma forma que Davi Israel seria um testemunho vivo da grandeza de Deus e regeria todas as nações. 
            Javé é o único deus porque criou o mundo e salva seu povo Israel, é deus criador, vencedor e salvador. Somente Javé é Deus e todas as esperanças , dúvidas e certezas devem ser colocadas somente Nele. E este Deus único não está vinculado a qualquer país, palácio ou templo, pois está em todos os lugares de forma livre e soberana. Javé é um deus pessoal e incomparável a qualquer outro.











Um comentário:

  1. Javé já morreu até mesmo de Emmanuel nascer, Isaías 7:14


    O TEXTO BÍBLICO QUE COMPROVA QUE JEOVÁ VAI MORRER E DEIXAR DE EXISTIR É EZ 28:19 QUE DIZ: TODOS OS QUE TE CONHECEM ENTRE OS POVOS ESTÃO ESPANTADOS DE TI; EM GRANDE ESPANTO TE TORNASTE, E NUNCA MAIS SERÁS ETERNO.


    nome Verdadeiro
    desse REI DA FALSIDADE, um Ser Humano Extraterreste Verdadeiro, que existiu realmente,
    conhecido como Jeová era HEN, e esse extraterreste déspota, assassino e sanguinário Jeová –
    יהוה YHWH=JHFH JSCHFESCH=JAHWE O Rei da Falsidade foi assassinado há aproximadamente
    2700 anos, antes do nascimento de Jmmanuel/Emmanuel/Immanuel. NUNCA! Jamais confundir o nome
    JSCHWJSCH (Rei da Sabedoria) com o nome do assassino JEOVÁ Zebaoth יהוה (YHWH=JHFH=
    JSCHFESCH=JAHWE) o Bárbaro - REI DA FALSIDADE, esse JEOVÁ Zebaoth (o Bárbaro) existiu
    mesmo de Verdade e era falso e mentiroso, e era sedento por sangue humano! Portanto, a palavra
    JSCHWJSCH/JHWH/JSCHWJSCH = Rei da Sabedoria não tem absolutamente nada a ver com a
    palavra YHWH/YHWH/JHVH/JEHOVAH ( יהוה , na grafia original, o hebraico) – o Rei da
    Falsidade, extraterrestre e assassino El-Shaddai/ YHWH/YHWH/JHVH/JEHOVAH.



    http://www.4shared.com/office/H9eavU5yba/TalmudDeJmmanuelCompletoComCap.html

    ResponderExcluir