“Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí diante está de vós e logo achareis presa uma jumenta , e com ela um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.”
Vemos como a Palavra do Senhor é viva, eficaz e maravilhosa! Nesta passagem Ela nos ensina , principalmente, a sermos humildes. A jumenta nos mostra isso. Jesus se mostra tão sábio que não quis usar um carro de ferro , ou algum outro objeto sinônimo de riqueza. Ele preferiu usar um animal como a jumenta para demonstrar humildade.
O Rei do Universo, desceu dos céus, no nosso meio veio habitar, se esvaziou, fez-se servo e preferiu usar um simples animal como uma jumenta. O carro de ferro ou outro tipo de adorno ou objeto é feito pelas mãos humanas, mas a jumenta é uma obra do Senhor.
O que Deus faz não falha, diferente do que o homem faz. Deus é humilde e preferiu algo simples e não uma obra pomposa. Este animal nos ensina: obediência (ela obedeceu a ordem do Mestre, ela sabia quem era e quem Jesus era).
Até aqui Jesus nos mostra duas lições principais para uma vida de sucesso: que devemos ser mais humildes, pois Ele escolheu um animal simples , quando poderia escolher qualquer animal para adentrar na cidade e o animal com sua atitude de obediência , nos mostra que devemos obedecer e seguir o Mestre.
Mas, Jesus Cristo de forma tão amorosa, se mostra muito preocupado com o bem estar de todos, inclusive com o bem estar das criaturas de Deus, que não deixou separar a cria da jumenta, pois a mesma iria morrer sem a mãe.
Por isso nosso objetivo diário deve ser imitar a Cristo , ou melhor, devemos ter sempre em mente que Jesus deve crescer e nosso “eu”diminuir. Porque a função do mensageiro é agradar ao seu Senhor, sito é nossa função é agradar aquele Ser tão maravilhoso que nos deu o dom da vida.
Vemos, que até os animais sabem qual o propósito de sua criação. Em 1° Reis 17:6 vemos que os corvos, que alimentaram Elias , obedeceram, cumpriram sua missão e foram embora – “ Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer: e bebia da torrente.”
O peixe pescado por Pedro trouxe uma moeda , para que os impostos fossem pagos, e foi embora. Mateus 17:27 nos diz: “ Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.”
O peixe que carregou o Profeta Jonas até o local que Deus gostaria que ele estivesse , cumpriu sua missão e foi embora. Como lemos em Jonas 1:17 – “ Deparou o Senhor um grande peixe para que tragasse Jonas : e este esteve três dias e três noites no ventre do peixe.” e Jonas 2:10 – “ Falou, pois o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra”.
1. Devemos ser humildes como Cristo
Mt. 11:29 – “ Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração: e achareis descanso para a vossa alma.”
2. Devemos aprender a ouvir a “Voz de Deus”
Fp 4:9 – “ O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da Paz será convosco”.
3. Devemos ser obedientes
Efésios 6:1 – “ Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.”
CONCLUSÃO
Temos que entender a Palavra do Senhor e cumprir nossa missão. Para conquistar uma vida abençoada diante do Senhor devemos estar atentos ao Seu chamado, buscando o Senhor em oração e meditando na Sua Palavra. Devemos reconhecer com humildade nossa dependência de Cristo, reconhecer que precisamos Dele até para sairmos da cama todas as manhãs. Precisamos de Deus nas coisas mais simples até nas mais complexas. É necessário obedecer a voz do Senhor e cumprir Sua vontade. Como estes simples animais ouviram a voz de Seu Mestre e simplesmente obedeceram suas ordens. Este é o segredo de uma vida abençoada e íntima com Deus.
E como fazer isto? Buscando a Deus em oração, jejum e obedecendo a Bíblia, pois Ela é a Palavra de Deus deixada para nós. Mas, para isso é necessário amar o nosso Deus acima de tudo e pregar o Evangelho a toda criatura. Falar do amor de Cristo, de Sua morte na Cruz para que tivéssemos vida eterna.
Devemos reconhecer que nascemos para adorar este Deus maravilhoso! Por isso hoje minha oração e que Deus possa estar nos fortalecendo cada vez mais e nos inundando da Sua Graça poderosa, para que possamos realizar Sua vontade, que é boa , perfeita e agradável. Lembrando que o Senhor não se esquece de seus filhos, nem de suas promessas e todas, no momento certo se cumprirão. Ele é fiel e guarda sua aliança. Seja humilde, obedeça , espere no Senhor e Ele renovará suas forças.
E não se esqueçam de que Deus nos escolheu para vivermos esta vida na Sua presença, debaixo da Sua Graça e proteção, como diz Deuteronômio 7:6 : “Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor , teu Deus , te escolheu, para que lhe fosse o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.”
Agradeço a oportunidade e desejo a todos uma semana repleta do amor de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário