O discurso teológico do cristão não pode ser medido somente por argumentações e proposições racionais, visto o mesmo estar vinculado a fé. Ou seja, a Teologia deve ser um diálogo com as ciências ou com as comunidades científicas em geral. E a fé vivida deve ser espiritual e ao mesmo tempo racional, pois os teólogos e as pessoas em geral não podem compactuar com determinadas formas de vida cristã, que reduzam a fé aos interesses de determinadas instituições , as quais desejam regulamentar a vida de seus fiéis e também não podem transformar a fé em uma busca pessoal de satisfação de seus desejos .
Assim, partindo do princípio de que ciência e Teologia se completam , creio que o Teólogo deve procurar estar familiarizado com fatos científicos e o cientista, na condição de ser humano, deve estar familiarizado com a fé. Os cientistas precisam de uma crença e os teólogos necessitam da ciência, para evitar que sua fé se transforme em uma ideologia cega.
O teólogo Karl Barth definiu Teologia como um “falar a partir de Deus.” Desta forma, partindo deste conceito creio que os teólogos devem trazer novamente a Teologia para as Igrejas, para as salas de aula e para a sociedade em geral, procurando organizar os ensinos da Palavra de Deus de uma forma clara e compreensível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário